Tecnologia Social?
Um pouco da história na construção deste conceito
Propostas e concepções tecnológicas genericamente denominadas tecnologias apropriadas foram desenvolvidas nas décadas de 1960 e 1970 como alternativas às tecnologias em uso nos países desenvolvidos. Para Kaplinski (1990), a origem desse movimento seria uma reação aos padrões de crescimento econômico do pós-guerra tanto nos países denominados Primeiro Mundo nessa época, quanto nos denominados Terceiro Mundo.
Autores como Dagnino, Brandão e Novaes (2004) atribuem que foi na Índia do século XIX, o berço do tema quando há uma reabilitação das tecnologias tradicionais, praticadas em aldeias como estratégia de luta contra o domínio britânico sendo esta representada pela roca de fiar manual que seria o primeiro equipamento tecnologicamente apropriado. Os autores destacam Gandhi e sua luta para popularizar o equipamento.
As propostas de tecnologia apropriada perderam o seu ímpeto em meados da década de 1980 quando se intensificaram os processos de reestruturação industrial dentro do que ficou conhecido como globalização econômica e comandada pela ótica do mercado.
O conceito Tecnologia Social
Em 2004 Dagnino e Novaes fazem uma análise profunda do movimento da tecnologia apropriada e propõe um repensar visto que “a inovação não pode ser pensada em algo feito num lugar e aplicado em outro, mas como um processo desenvolvido no lugar onde essa tecnologia vai ser utilizada, pelos atores que irão utilizá-las”.
No processo de produção da tecnologia social volta-se prioritariamente para a emancipação dos atores envolvidos, tendo no centro os próprios produtores e usuários dessas tecnologias.
A tecnologia social implica a construção de soluções de modo coletivo pelos que irão se beneficiar dessas soluções e que atuam com autonomia, ou seja, não são apenas usuários de soluções importadas ou produzidas por equipes especialistas, a exemplo de muitas propostas das diferentes correntes da tecnologia apropriada. Uma definição de tecnologia social proposta pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS, 2004) é a seguinte: “um conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social e melhoria das condições de vida”.
Assim, a Tecnologia Social alia saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico respeitando o requisito de serem efetivas e reaplicáveis.
A Tecnologia Social não é somente um conjunto de técnicas apropriadas por agrupamentos humanos, mas sim um processo construído coletivamente e a partir da realidade onde está inserida para a resolução dos problemas daquele grupo.
Tecnologia Social percorre as experiências desenvolvidas nas comunidades urbanas e rurais, os movimentos sociais, nos centros de pesquisas e nas universidades que podem produzir métodos, técnicas ou produtos que contribuam para a inclusão e a transformação social.
Assista para saber mais
As 4 dimensões da Tecnologia Social
Tecnologia Social e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Tecnologia Social pode desempenhar um papel crucial na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Cada experiência de tecnologia social pode ser vinculada a múltiplos ODS, com destaque para Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-Estar, Cidades e Comunidades Sustentáveis, e Consumo e Produção Responsáveis.
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