Encontro com a ciência e a cultura
O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) abre suas portas à comunidade, promovendo uma conexão única entre ciência e cultura através do inspirador projeto “Museu de Portas Abertas”. Idealizado pela pesquisadora Helena Quadros na década de 80, essa iniciativa se alinha perfeitamente com as proposições das Tecnologias Sociais, buscando uma integração genuína entre a instituição e o bairro da Terra Firme, onde está localizado o Campus de Pesquisa do MPEG.
Ações e conhecimento ao alcance de todos
A transformação do espaço, que antes era utilizado como área de lazer para a comunidade em um Campus de Pesquisa, abriu oportunidades para estreitar laços com os moradores locais. Movimentos educativos e sociais, como a criação de hortas caseiras, orientações de saúde e apresentações teatrais, foram implementados a partir dos centros comunitários da região, buscando aproximar a população do museu e disseminar conhecimentos importantes para o dia a dia.
O Museu de Portas Abertas é um evento que acontece ao longo de quatro dias, dividindo suas atividades entre o Parque Zoobotânico e o Campus de Pesquisa. Com coordenação conjunta entre os setores de educação, museologia e pesquisa do MPEG, esse projeto colabora significativamente com a popularização da ciência e a socialização do conhecimento, tornando a ciência acessível e envolvente para todos.
Seja através de exposições interativas, palestras instigantes ou oficinas criativas, o Museu de Portas Abertas oferece uma experiência enriquecedora para toda a família. Esse encontro entre a comunidade e o museu se revela como uma oportunidade única para desvendar os mistérios da ciência e da natureza, nutrindo a curiosidade e o conhecimento de forma cativante. O Museu Paraense Emílio Goeldi abre-se para a Terra Firme, construindo pontes sólidas entre as pessoas e a riqueza científica e cultural que o museu oferece.